sábado, 23 de maio de 2009

O INFILTRADO.

São quase 9 da noite - horário de Assunção. As ruas em volta do Executive Hotel já se transformaram em um grande estacionamento. Movimento incomum para uma noite de quinta feira. Entre caminhonetes de luxo e carros esportivos caros, figuram também automóveis que desafiam as leis da física e de trânsito (onde quer que você esteja).
O hotel é mais um pequeno 3 estrelas no centro comercial de Ciudad del Este. Na calçada em frente já se acumulam dezenas de pessoas, de jovens com pouco mais de 20 anos até pessoas mais velhas, todas muito bem vestidas, parece até uma entrada de festa.
Durante o dia, a fachada e os 3 andares do Executive passam facilmente desapercebidas graças ao movimento da cidade quem faz parte da fronteira mais famosa do Brasil. Mas quem está familiarizado com as ruas ali estranha o movimento.

AGEL E O MULTINIVEL NO TERCEIRO MUNDO

A agitação toda tem nome e sobrenome: Agel e o Mercado Multinível. As mais de duzentas pessoas que se amontoam na sala de reuniões do segundo andar esperam por Palo Rubin e Javier Canillas - ambos vindos da capital Assunção.
Palo Rubin é um jovem empresário que ganhou fama e dinheiro como apresentador de televisão. Nos anos 90 “El Conejo” (uma mistura de Faustão com Luciano Huck) chegou a ser um dos mais importantes dentro do Paraguai, hoje, entre outros investimentos é proprietário de uma rádio. Javier Canillas se apresenta como Engenheiro. Inicialmente contém o entusiasmo, fala muito pouco e se mostra muito menos intimo de platéias que Rubin.
Palo Rubin sem dúvidas é uma figura carismática, o comportamento e a aparência negam à toda prova os seus 40 anos, e é ele quem conduz o espetáculo.
A apresentação dos produtos da Agel, a tecnologia de nutrientes em solução gelatinosa, a nanotecnologia, os sabores, os medicamentos, tudo é falado a toque de caixa, simplesmente para justificar o negócio. À primeira impressão, o produto em si não interessa.

“O que realmente interessa é que você entenda o negócio.” Rubin e Canillas são enfáticos nesse ponto.

“Eu entrei nessa sem saber o que era Multinível, e hoje faço 4, 6 palestras por dia, e garanto que é simples” revela o Engenheiro, que afirma ganhar mais de U$ 10 mil por mês com a sua rede contatos.
A proposta da Agel é um investimento inicial de U$ 300, o chamado “pacote executivo”. Através deste pacote, formado por diversos produtos, o “novo sócio” é convidado a conhecer os pormenores da “indústria do bem estar”, formado por emagrecedores, cosméticos, suplementos alimentares e vitaminas, tudo disperso em gel, fruto da mais alta tecnologia, mas fica determinado a incluir 4 novos membros em sua rede de negócios, “recuperando seu investimento inicial e revertendo em lucros.” conclui Rubin.
Diferente de outras propostas de Multinível, onde as pessoas são incluídas como representantes comerciais, na Agel, cada membro é convidado a fazer parte da “cadeia alimentar”, onde os membros mais antigos obtêm lucro pela compra de seus indicados e pelo crescimento da sua rede de negócios.
Não é difícil comparar a proposta da Agel com o esquema de “pirâmides”, aquele tipo de golpe que ficou famoso há poucos anos atrás no Brasil. Talvez a única diferença seja que a Agel baseia seu modelo de negócios em um produto. As pessoas que entram para a suposta “pirâmide” já estão recebendo uma cota de produtos com valor equivalente ao investimento inicial, descaracterizando o estelionato.
Para os paraguaios, as cifras prometidas saltam aos olhos. São U$ 1.100 mensais, a partir da inclusão de apenas 4 membros na sua rede, e esses valores e membros crescem em escala geométrica. “Mais de 50 pessoas no mundo já sabem que é possível ganhar mais de U$ 100 mil mensais com esse tipo de negócio” Intervém Canillas.
A reunião termina quase eufórica. Varias pessoas planejam entre sim a configuração de novas redes de negócio.

Agel no Brasil

Ainda em fevereiro de 2007 a Agel Enterprise encontrou resistências para entrar no Brasil, isso porque alguns de seus produtos contém Hoodia Gordonii, um extrato vegetal, originário da África utilizado popularmente como inibidor de fome e sede, mas que não possui registro na Anvisa.
Atualmente, com as constantes notícias de que a Agel está regularizando seus produtos junto ao Governo Federal, já existe até lista de espera, com reserva de vagas em algumas “pirâmides” pelo valor de U$ 35.
Basta agora saber como a Policia e a Receita Federal vão interpretar o esquema Multinível da gigante multinacional que já atua em 58 paises, e como ficarão as diferenças de valores de importação dos produtos Agel entre o Brasil e o Paraguai.


Nenhum comentário: